Participantes

  • Amanda Queiroz Moura (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Catherrine Thiene Rossini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Claudia Regina Boen Frizzarini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Elielson Sales (Doutorando em Educação Matemática A imagem no ambiente informatizado enquanto elemento facilitador para o ensino de geometria com criança surda)
  • Elizabete Leopoldina da Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Eloísa Jussara de Souza Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Lessandra Marcelly (Doutoranda em Educação Matemática)
  • Miriam Godoy Penteado (Coordenadora)
  • Renato Marcone (Doutorando em Educação Matemática)
  • Vanessa Cintra (Doutoranda em Educação Matemática)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Armando Grisi aposta na inclusão e colhe os primeiros resultados

A Secretaria municipal da Educação encontrou na capacitação de seus educadores um dos caminhos para a inclusão social dentro das salas de aula. O tema ganhou a mídia com a exposição em horário nobre e é tratada como obrigação do estado. Em Rio Claro, os primeiros resultados desse trabalho começam a surgir na escola municipal Armando Grisi, localizada no bairro Jardim Paulista II.

nove crianças com deficiência auditiva são atendidas num trabalho direcionado ao desenvolvimento espontâneo da língua brasileira de sinais, conhecida como Libras, que é a língua materna dos surdos.

A diretora da escola Iara Aparecida Olimpio destaca que todos estão envolvidos no trabalho que envolve valores simbólicos importantes, condizentes com a igualdade de direitos e oportunidades educacionais para todos, priorizando sempre as propostas pedagógicas baseadas na interação com os alunos.

O Projeto DA (Deficiente Auditivo) existe desde 1999, mas foi implantado na escola Armando Grisi no começo deste ano. Com a ajuda da educadora e especialista Eliene Aparecida dos Santos, a escola já formou seu primeiro coral de Libras, que tem a participação especial de nove alunos. O projeto oferece aos alunos regulares a possibilidade de aprenderem uma nova linguagem e dessa forma se comunicam com as crianças com deficiência auditiva dentro do convívio escolar.

Outro aspecto positivo está na possibilidade de conscientizar a comunidade escolar a lidar com a diversidade, adequando dessa forma experiência direta com o aluno surdo. Com isso os alunos regulares da Armando Grisi crescem preparados para uma sociedade diversificada, além de estimulá-los para uma reflexão social sobre o tema. O Coral de Libras foi criado para divulgar, enfatizar e socializar a comunicação do surdo com a participação de toda a sociedade.

E.M. Prof. Armando Grisi

Endereço: Avenida 56 n° 2540

Jardim Paulista II

Rio Claro / SP

CEP 13504-420

Telefones: (19) 3523-8385 / 3523-8030

Coordenadas: 22°23'29"S 47°35'16"W

Fonte:

http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/dia-a-dia/6076-Armando-Grisi-aposta-na-inclusao-e-colhe-os-primeiros-resultados


Nenhum comentário: