Participantes

  • Amanda Queiroz Moura (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Catherrine Thiene Rossini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Claudia Regina Boen Frizzarini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Elielson Sales (Doutorando em Educação Matemática A imagem no ambiente informatizado enquanto elemento facilitador para o ensino de geometria com criança surda)
  • Elizabete Leopoldina da Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Eloísa Jussara de Souza Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Lessandra Marcelly (Doutoranda em Educação Matemática)
  • Miriam Godoy Penteado (Coordenadora)
  • Renato Marcone (Doutorando em Educação Matemática)
  • Vanessa Cintra (Doutoranda em Educação Matemática)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SAUER, Luciane et al. dicótica e SPECT em crianças com dislexia

Escuta dicótica (DL) foi avaliada em 36 crianças com: teste de escuta dicótica verbal, alternando dicótica dissilable e teste de escuta dicótica não-verbal. As crianças foram separadas em dois grupos: grupo experimental com 18 crianças com dislexia e grupo controle com 18 crianças normais. Ambos os grupos eram comparáveis quanto ao sexo, lateralidade e nível sócio-econômico. Todas as crianças com dislexia submetidos a exame de neuroimagem (SPECT). Nossos dados mostraram que houve diferença estatística entre os grupos em todos os testes DL. Os achados anormais SPECT foram observadas em 50% das crianças disléxicas, hipoperfusão do lobo temporal esquerdo, sendo a mais freqüente. Nós concluímos que crianças com dislexia apresentam alterações do processamento neurológico central que podem ser detectadas pelos exames DL, e por exames de imagem funcional, tais como SPECT, também.

Palavras-chave: a dislexia; imagem, teste de escuta dicótica.

Texto completo em pdf no seguinte endereço:

http://www.scielo.br/pdf/anp/v64n1/a22v64n1.pdf

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