Participantes

  • Amanda Queiroz Moura (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Catherrine Thiene Rossini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Claudia Regina Boen Frizzarini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Elielson Sales (Doutorando em Educação Matemática A imagem no ambiente informatizado enquanto elemento facilitador para o ensino de geometria com criança surda)
  • Elizabete Leopoldina da Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Eloísa Jussara de Souza Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Lessandra Marcelly (Doutoranda em Educação Matemática)
  • Miriam Godoy Penteado (Coordenadora)
  • Renato Marcone (Doutorando em Educação Matemática)
  • Vanessa Cintra (Doutoranda em Educação Matemática)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ENSINO DE MATEMÁTICA E SURDEZ

Estamos divulgando/disponibilizando mais uma pesquisa acadêmica na área do ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos, trata-se da dissertação de mestrado: INVESTIGAÇÃO-AÇÃO ESCOLAR: situação-problema na aprendizagem de conceitos matemáticos, desenvolvida pela Profa. Vera Lúcia Biscaglia, sob orientação do Prof. Dr. Fábio da Purificação de Bastos, no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

RESUMO

Seguiu-se, nesta pesquisa, a concepção sugerida pelos PCN de que situação problema é ponto de partida para a aprendizagem de conceitos matemáticos e não uma mera aplicação de conteúdos já adquiridos. Investigou-se ativamente, visualizando uma aproximação entre os conhecimentos prático e escolar de modo a favorecer a aprendizagem através de situações-problema. Os procedimentos metodológicos utilizados estão circunscritos na abordagem qualitativa, onde, através da dinâmica dos ciclos de investigação-ação na perspectiva dialógico-problematizadora, as práticas escolares foram realizadas para responder a seguinte pergunta: aproximar os conhecimentos prático e escolar, através de situações-problema, contribui com a aprendizagem de conceitos matemáticos? Durante a resolução das situações-problema, os alunos agiram no meio em que vivem, simulando, pesando e medindo, tornando-se, frente a esses procedimentos, mais ativos e motivados. Eles expressaram, através do diálogo, as novas relações que estavam fazendo no dia-a-dia com o que aprenderam durante a resolução das situações-problema. Os alunos perceberam-se diferentes diante de experiências vividas ao observarem as informações que estão ao seu redor com o que foi tratado em aula. Dessas declarações, pode-se perceber que há possibilidade, nas práticas escolares de matemática, de fazer um ajuste entre o conhecimento escolar e o prático através de situações-problema, visando uma aproximação. Tendo-se como proposição que o ensino através de situações-problema enfatiza a interação entre conceitos matemáticos, ação, observação e análise, minimizando os processos operatórios de forma mecânica, este poderá desenvolver um conhecimento teórico e prático mais integrado, e tornarem as práticas escolares de matemática mais motivadoras e dinâmicas.

Palavras-Chave: diálogo-problematizador, investigação-ação, conceitos matemáticos, situação-problema, conhecimentos prático e escolar.

Texto completo:

http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_arquivos/18/TDE-2008-07-21T133729Z-1648/Publico/VERALUCIABISCAGLIAPEREIRA.pdf

2 comentários:

Priscila Festa disse...

Muito interessante a pesquisa de vocês, sou de Curitiba e tb trabalho com pesquisas de surdos no Grupo de pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná.

Sales disse...

Olá Priscila,
O nosso Grupo se organiza a partir da produção e socialização do conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem de matemática para pessoas com necessidades educacionais especiais (surdez, cegueira, déficit intelectual, etc), com o objetivo de acompanhar e refletir sobre os processos de escolarização de estudantes com deficiência, discutindo a adequação das práticas, políticas educacionais e desempenho acadêmico dos estudantes. E estamos disponíveis para trocarmos experiências com outros grupos.
E como é o trabalho de vocês no Paraná? Tem algum site, bolg... que podemos visitar?
Abraços!
Sales.