Participantes

  • Amanda Queiroz Moura (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Catherrine Thiene Rossini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Claudia Regina Boen Frizzarini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Elielson Sales (Doutorando em Educação Matemática A imagem no ambiente informatizado enquanto elemento facilitador para o ensino de geometria com criança surda)
  • Elizabete Leopoldina da Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Eloísa Jussara de Souza Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Lessandra Marcelly (Doutoranda em Educação Matemática)
  • Miriam Godoy Penteado (Coordenadora)
  • Renato Marcone (Doutorando em Educação Matemática)
  • Vanessa Cintra (Doutoranda em Educação Matemática)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pesquisa em Educação Matemática e Surdez

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No dia 1 de abril de 2011, aconteceu no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) a defesa da pesquisa de mestrado de Maria Janete Bastos das Neves, com o título de “A Comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos”. Tive a oportunidade de ler o trabalho e o recomendo a tod@ que se interessam pelo tema.

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RESUMO

A pesquisa tem como premissa fundamental analisar situações de ensino de matemática com o conteúdo de problemas multiplicativos classificados com base em Huete e Bravo (2006) mediante a prática docente de professores (surdos e ouvintes) com alunos surdos, buscando indicativos de obstáculos metodológicos que podem estar presentes no processo de comunicação matemática em situações de ensino envolvendo estes sujeitos. Como eixo norteador da pesquisa, buscamos um referencial teórico que embasa o processo de ensino e aprendizagem para surdos com ênfase na especificidade do ensino de matemática que tem como veículo propulsionador a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), procuramos suscitar reflexões acerca de quais condições devem sustentar este ensino. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educação de surdos. Os registros foram feitos através de filmagens. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didáticos e pedagógicos, presentes nas ações dos sujeitos de pesquisa e que contribuíram para a obstaculização ou sucesso do ensino e aprendizagem do conteúdo envolvido. A partir de nossas análises podemos considerar que o ensino de matemática para surdos exige do profissional envolvido competências que passam por um amplo domínio de LIBRAS, Matemática, Língua Portuguesa e estratégias de ensino específicas.

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Palavras-chave: Surdez, Matemática, Inclusão.

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Universidade Federal do Pará (UFPA)

Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)

Pesquisa: Dissertação de Mestrado

Título: A Comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos

Autora: Maria Janete Bastos das Neves

Ano: 2011

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