Participantes

  • Amanda Queiroz Moura (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Catherrine Thiene Rossini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Claudia Regina Boen Frizzarini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Elielson Sales (Doutorando em Educação Matemática A imagem no ambiente informatizado enquanto elemento facilitador para o ensino de geometria com criança surda)
  • Elizabete Leopoldina da Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Eloísa Jussara de Souza Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Lessandra Marcelly (Doutoranda em Educação Matemática)
  • Miriam Godoy Penteado (Coordenadora)
  • Renato Marcone (Doutorando em Educação Matemática)
  • Vanessa Cintra (Doutoranda em Educação Matemática)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

RIO CLARO QUER AMPLIAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR...

Prefeitura estuda estender as aulas de Libras

A rede municipal de ensino de Rio Claro estuda ampliar o projeto de inclusão de alunos surdos em sala de aula regular, oferecendo atividades extensivas à comunidade.

O programa é desenvolvido na escola Armando Grisi, no Jardim Paulista II, que atende ao Ensino Fundamental (primeira a quarta séries) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e que hoje já envolve, além de alunos surdos, os demais estudantes da escola, professores e funcionários.

Ao abrir espaço para que demais integrantes da comunidade também possam ter contato com a linguagem de sinais, a escola visa ampliar o contato social entre os estudantes surdos e as pessoas de seu convívio fora da escola.

"Para se ter uma ideia, a integração de alunos surdos em sala de aula resultou em pelo menos 80% dos estudantes da turma que completou a quarta série no ano passado dominando a linguagem de sinais", comenta a diretora Iara Aparecida Olímpio.

Com 15 alunos surdos sendo atendidos, um deles do EJA, e outro já adolescente, a escola Armando Grisi mantém especialista que, além de estar nas salas de aula, faz atendimento exclusivo aos estudantes especiais.

"Nosso objetivo é integrar esses alunos, efetivamente, no espaço escolar, priorizando a alfabetização e o aprendizado da Libras em consonância com a grade curricular", explica Iara Olímpio.

Um dos desdobramentos desse trabalho é o coral de Libras que reúne 30 alunos e ex-alunos da escola, de seis a 12 anos surdos e não-surdos, em uma atividade que vem ganhando cada vez mais notoriedade na cidade e na região.

Segundo a especialista Eliane Aparecida Santos Delgado, a integração dos estudantes surdos ao sistema regular de ensino é importante. "Esses alunos precisam de um modelo orientador da língua portuguesa, e ficar expostos ao modelo linguístico nacional, pois é no ambiente dos ouvintes que eles viverão sempre", afirma. Os pais de crianças surdas que quiserem mais informações sobre o assunto podem entrar em contato com a escola, pelo telefone 3523-8385. A Armando Grisi fica na avenida 56, 2540, Jardim Paulista II.

Notícia na íntegra: http://jornalcidade.uol.com.br/paginas.php?id=43747

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