Participantes
- Amanda Queiroz Moura (Licenciatura em Matemática - Unesp)
- Catherrine Thiene Rossini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
- Claudia Regina Boen Frizzarini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
- Elielson Sales (Doutorando em Educação Matemática A imagem no ambiente informatizado enquanto elemento facilitador para o ensino de geometria com criança surda)
- Elizabete Leopoldina da Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
- Eloísa Jussara de Souza Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
- Lessandra Marcelly (Doutoranda em Educação Matemática)
- Miriam Godoy Penteado (Coordenadora)
- Renato Marcone (Doutorando em Educação Matemática)
- Vanessa Cintra (Doutoranda em Educação Matemática)
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Indicação de site
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Indicação de Livro
Organizadora: Díaz, Félix et al.
Editora: EDUFBA
Idioma: Portuguese
Ano: 2009
Páginas: 354
ISBN: 9788523206512
Disponível em: http://books.scielo.org/id/rp6gk
.
Surdos de escolas públicas terão auxílio de equipamento durante as aulas
domingo, 9 de setembro de 2012
Aplicativo 'Prodeaf' é o primeiro tradutor de língua de sinais do mundo
Já ouviu falar do Prodeaf ? É o primeiro aplicativo do mundo que funciona como um tradutor funcional de Libras para smartphones e tablets.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Primeira aluna cega defende dissertação de mestrado
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
FAPESP e APAE apoiarão pesquisa sobre deficiência intelectual
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Artista paraplégica faz mergulho com cadeira de rodas subaquática
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Gata ajuda menino com mutismo seletivo a se comunicar com o mundo
Um menino britânico que sofre da rara condição de mutismo seletivo, que inibe a sua capacidade de se comunicar, vem contando com o auxílio de uma gata para conseguir falar.
Lorcan Dillon, de sete anos, foi diagnosticado como portador dessa condição aos três anos de idade, quando estava no jardim de infância.
A criança se comunicava em casa, mas fora do ambiente familiar seu comportamento era diferente. ''Notamos que ele não falava com as outras crianças'', afirma Jayne Dillon, a mãe da criança.
Jayne afirma ter visto um anúncio da entidade Cat's Protection, uma entidade britânica que oferece assistência a gatos, e resolveu adquirir um animal para entreter a criança.
"EU TE AMO"
Desde que ele ganhou a gata, batizada de Jessi-cat, seu comportamento mudou radicalmente.
''Ele fala com ela, diz: 'Eu te amo, Jessy'. Ela participa de atividades com ele, está ajudando-o a ter mais autoconfiança'', afirma Jayne.
As mudanças que a gata estaria propiciando ao pequeno Lorcan não se limitam ao lazer.
''Ele agora já fala com sua professora e até lê para ela, o que é impressionante para crianças com essa condição, que raramente falam'', relata a mãe.
SELETIVO
De acordo com estudos, a condição de mutismo seletivo afeta cerca de três em cada 10 mil crianças. Mas outros especialistas dizem que a condição seria mais comum do que se imagina, atingindo até sete entre mil pessoas.
O mutismo seletivo tende a ser identificado em crianças de 3 a 6 anos de idade, mas acaba só sendo diagnosticado quando os jovens começam a frequentar a escola, onde fica mais fácil identificar a condição.
Mesmo após o diagnóstico, é difícil determinar as suas causas precisas. Ele pode ser provocado por diversos fatores, como problemas auditivos, defeitos de dicção, síndrome de Asperger, traumas ou ansiedade.
Enviado por: Bruno Ferreira
sábado, 18 de agosto de 2012
Dicionário de Libras Atualizável
Um dicionário de Libras que contém 2637 sinais!
E pode receber contribuições de qualquer pessoa, isto é, podemos mantê-lo atualizado.
.
Acessem: http://libras.w3ca.com.br/
.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Impacto da educação inclusiva na pré-escola é avaliado em pesquisa
Agência FAPESP – Vivenciar a experiência da educação inclusiva na pré-escola pode promover a abertura em relação ao diferente e evitar o preconceito de forma duradoura, aponta uma pesquisa feita no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
Leia mais em: http://agencia.fapesp.br/15867
.
domingo, 24 de junho de 2012
Nova tecnologia ajuda deficientes auditivos a usar o computador
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Determinada nomeação de candidata com deficiência aprovada em concurso para o MPU
Ministro defende o direito a educação inclusiva
"O Brasil tem que ter 100% das crianças e jovens com deficiência na escola. A escola de atendimento especial é um direito, sim, mas para ser exercido de forma complementar e não excludente", enfatizou.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Tudo azul: entidades chamam a atenção para a questão do autismo
Nesta segunda, 2 de abril, a estátua do Cristo Redentor, marca do Rio de Janeiro e uma das sete maravilhas do mundo moderno, estará iluminada de azul, assim como a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira e a Assembleia Legislativa, em São Paulo, a torre da Unisa do Gasômetro, em Porto Alegre, e o prédio do Ministério da Saúde, em Brasília. A iluminação azulada é para celebrar o Dia Nacional de Conscientização Mundial do Autismo, data que visa esclarecer a população sobre o transtorno.
.
Leia mais:
http://www.odiario.com/geral/noticia/559262/tudo-azul-entidades-chamam-a-atencao-para-a-questao-do-autismo/
.
quinta-feira, 22 de março de 2012
21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março foi a data escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International para tornar mais visíveis ações e lutas de pessoas em nome do respeito e igualdade em relação aos portadores da Síndrome de Dowm. A homenagem foi feita em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3), responsável pela síndrome. De acordo com estudos científicos, o ser humano possui 46 cromossomos, mas as pessoas com Síndrome de Down possuem 47; um a mais no par de número 21. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do 21.
A presença de um cromossomo a mais é determinada por um acidente genético. Pode ocorrer com qualquer casal, independente da faixa etária e herdada em poucos casos. A síndrome de Down não é um defeito nem uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças.
Fonte: http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2374:-21-de-marco-dia-internacional-da-sindrome-de-down&catid=42:saude&Itemid=41