A Secretária de Educação de Nova Prata Luirdes Blasius e a equipe técnica pedagógica da Secretaria de Educação; Adriana Biancato, Cleni Soligo e Cleonice Vissoto, destacam a importância dos profissionais de educação, bem como a sociedade em geral sentirem-se seguros e preparados para a chamada Escola Inclusiva e Inclusão Social.
Uma sociedade que pretende assumir-se como inclusiva necessita fundamentalmente, de que todo o cidadão, independente de suas particularidades e diferenças, quando desfrutar do espaço e atividades comuns, desfrutem de laços de amizade, companheirismo e solidariedade, amenizando a ansiedade e a insegurança. É necessário que se rompam as barreiras das desigualdades, do medo e da indiferença para que possamos viver a nova era educacional e social. A era de escola inclusiva e da inclusão social.
A inclusão não significa tornar todos iguais, mas respeitar as diferenças, trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas e de modo geral na sociedade. A sociedade é fruto da evolução da história, e a ideologia da construção histórica está vinculada a preconceitos, no entanto precisa ser reeducada para receber, acolher, integrar e aprender a relacionar-se com o diferente no intuito de amenizar a exclusão, seja ela de ordem cultural, étnica, econômica ou social.
Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário