Participantes

  • Amanda Queiroz Moura (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Catherrine Thiene Rossini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Claudia Regina Boen Frizzarini (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Elielson Sales (Doutorando em Educação Matemática A imagem no ambiente informatizado enquanto elemento facilitador para o ensino de geometria com criança surda)
  • Elizabete Leopoldina da Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Eloísa Jussara de Souza Silva (Licenciatura em Matemática - Unesp)
  • Lessandra Marcelly (Doutoranda em Educação Matemática)
  • Miriam Godoy Penteado (Coordenadora)
  • Renato Marcone (Doutorando em Educação Matemática)
  • Vanessa Cintra (Doutoranda em Educação Matemática)

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sorobã


Fizemos um trabalho para a disciplina “Prática de ensino e estágio supervisionado”, que consistiu na montagem e apresentação do soroban. Mostramos algumas operações que são possíveis de ser efetuadas com facilidade. Citamos os campeonatos, as possibilidades de ensino que introduzem o soroban na sala de aula. Hoje, ele é muito utilizado no Japão desde os 6 anos de idade até a vida adulta. Desenvolve o raciocínio lógico e cálculo mental. Além dessas vantagens, o soroban proporciona a inclusão de alunos com deficiência visual. Existe o soroban adaptado para esse tipo de deficiência, de forma que as contas fiquem firmes evitando o deslizamento. Esse soroban adaptado é chamado de sorobã.


Talyta Michielin Guimarães
Glauber Márcio Silveira Pereira
José Nilton Cruz

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