Lá nove crianças com deficiência auditiva são atendidas num trabalho direcionado ao desenvolvimento espontâneo da língua brasileira de sinais, conhecida como Libras, que é a língua materna dos surdos.
A diretora da escola Iara Aparecida Olimpio destaca que todos estão envolvidos no trabalho que envolve valores simbólicos importantes, condizentes com a igualdade de direitos e oportunidades educacionais para todos, priorizando sempre as propostas pedagógicas baseadas na interação com os alunos.
O Projeto DA (Deficiente Auditivo) existe desde 1999, mas foi implantado na escola Armando Grisi no começo deste ano. Com a ajuda da educadora e especialista Eliene Aparecida dos Santos, a escola já formou seu primeiro coral de Libras, que tem a participação especial de nove alunos. O projeto oferece aos alunos regulares a possibilidade de aprenderem uma nova linguagem e dessa forma se comunicam com as crianças com deficiência auditiva dentro do convívio escolar.
Outro aspecto positivo está na possibilidade de conscientizar a comunidade escolar a lidar com a diversidade, adequando dessa forma experiência direta com o aluno surdo. Com isso os alunos regulares da Armando Grisi crescem preparados para uma sociedade diversificada, além de estimulá-los para uma reflexão social sobre o tema. O Coral de Libras foi criado para divulgar, enfatizar e socializar a comunicação do surdo com a participação de toda a sociedade.
E.M. Prof. Armando Grisi
Endereço: Avenida 56 n° 2540
Jardim Paulista II
Rio Claro / SP
CEP 13504-420
Telefones: (19) 3523-8385 / 3523-8030
Coordenadas: 22°23'29"S 47°35'16"W
Fonte:
http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/dia-a-dia/6076-Armando-Grisi-aposta-na-inclusao-e-colhe-os-primeiros-resultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário